Categoria: Artigos
Data: 19/09/2023
Há um poema muito conhecido de Santo Agostinho em que o religioso reflete sobre a morte. Começa assim: “A morte não é nada. / Eu somente passei para o outro lado do Caminho [...]”. É uma poesia, não um livro didático, então, não precisa ficar incomodado com o verso “a morte não é nada”. É apenas o modo como alguém, seguro de sua relação com Deus, percebe esse evento tão amedrontador para muitos de nós.
Pensemos sobre o segundo verso: “eu somente passei para o outro lado do Caminho”. Quando alguns pensam que “o outro lado” será tão diferente, com coisas novas, jamais vistas, experiências fantásticas... Agostinho vem e diz que “apenas passou para o outro lado do caminho”. Como assim? Ele está dizendo que iremos continuar “caminhando” lá da mesma forma que cá?
Pois é.
O que você fará “lá”, do outro lado do Caminho? Bem, Jesus disse que estaremos com Ele no paraíso, logo, no céu faremos companhia ao nosso Redentor. Ele também prometeu cear conosco “lá, no reino de meu Pai”. O evangelista João, que esteve lá, afirmou ter visto os santos adorando e louvando. Quer dizer, muito do que fazemos aqui, deste lado do Caminho, continuaremos fazendo lá, do outro lado, como refletiu Agostinho.
Em tempos turbulentos como os atuais, em que a morte parece atuar com um entusiasmo cada vez maior, é bom que pensemos sobre isto: No céu, continuaremos no mesmo Caminho.
Então, por favor, pare um pouco e considere a sua estrada de hoje. Em que você tem ocupado a sua mente, a sua vida? Em que caminho você tem andado? Vejo pessoas sem tempo para estar na companhia do Redentor por preferir outras companhias; sem tempo para comungar porque optam por outras refeições; sem tempo para adorar porque estão mais interessados em serem adoradas (admiradas e elogiadas).
Tudo bem fazer escolhas e viver por elas. Sartre ensinou que “cada homem deve inventar o seu caminho”. Invente o seu!
Só não se esqueça de que “lá, do outro lado”, você vai apenas continuar no mesmo Caminho que tem percorrido aqui.

Rev. Renato Arbués.
Pastor da Igreja Presbiteriana Conservadora
Senhor do Bonfim / BA



Autor:   |   Visualizações: 155 pessoas
Compartilhar: Facebook Twitter LinkedIn Whatsapp

Deixe seu comentário